Sábado – Pense por si

Molenbeek, o coração árabe de Bruxelas onde Abdeslam cresceu

Nuno Tiago Pinto, em Bruxelas 18 de março de 2016 às 16:51

Salah Abdeslam foi criado neste bairro. Depois dos atentados de 13 de Novembro em Paris refugiou-se no bairro que alguns descrevem como normal e outros como um centro de radicalismo

São 10h de uma quinta-feira, nas ruas de Molenbeek, o bairro que depois dos atentados de Paris, de 13 de Novembro, se tornou conhecido como "ninho de jihadistas" da Europa. Na Place Communale, o seu coração, as bancas do mercado semanal estão montadas e repletas de produtos. Legumes, especiarias e queijos de todos os tamanhos e sabores misturam-se com comida magrebina, roupa árabe e produtos para o lar. Mas além dos próprios vendedores, o movimento de pessoas ainda é escasso. As lojas e os cafés estão fechados. Um contraste gritante com o trânsito e as carruagens repletas de gente que, a poucas estações dali, caracterizam o centro da capital belga àquela hora num dia de semana.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.