Sábado – Pense por si

Milhares protestam em Paris contra o estado de emergência

Manifestantes contra projecto-lei que prevê a retirada da cidadania francesa a pessoas condenadas por actividades terroristas

Vários milhares de pessoas manifestaram-se este sábado em Paris e em outras cidades francesas para contestar o estado de emergência em França e uma nova lei que permite retirar a cidadania francesa a culpados de terrorismo.

Os manifestantes, que responderam ao apelo de um colectivo de organizações não-governamentais, incluindo a Liga dos Direitos Humanos e vários sindicatos, exigiram o levantamento imediato do estado de emergência, decretado após os atentados terroristas de 13 de Novembro que fizeram 130 mortos em Paris, e o abandono de um projecto-lei que prevê a retirada da cidadania francesa a pessoas condenadas por actividades terroristas.

As medidas "colidem e prejudicam as nossas liberdades em nome de uma hipotética segurança", referiu o colectivo de organizações, num comunicado.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.