Sábado – Pense por si

Macron, Zelensky e Trump reúnem-se em Paris

A cimeira trilateral entre Emmanuel Macron, Volodymyr Zelensky e Donald Trump tem como tema dominante a atual situação da guerra na Ucrânia.

Os presidentes de França e Ucrânia reúnem-se hoje com o Presidente eleito dos Estados Unidos da América no Palácio do Eliseu, em Paris, antes da cerimónia de reabertura da catedral de Notre-Dame, anunciou a Presidência francesa.

A cimeira trilateral entre Emmanuel Macron, Volodymyr Zelensky e Donald Trump tem como tema dominante a atual situação da guerra na Ucrânia, de acordo com uma nota emitida pelo gabinete da presidência francesa e citada pela Europa Press.

O encontro entre os três responsáveis teve início cerca das 17:30 locais (16:30 em Lisboa) e segue-se a uma primeira reunião entre Macron e Trump.

Durante a campanha eleitoral para as eleições de novembro, Donald Trump afirmou que tinha como objetivo resolver a guerra na Ucrânia de forma rápida. A incerteza levantou dúvidas junto de Kiev, que teme o fim de apoio militar.

"Estamos a viver tempos de loucura", disse Trump à entrada na reunião. "Vamos falar sobre isso."

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.