Sábado – Pense por si

Londres quer novo tratado de segurança com União Europeia

17 de setembro de 2017 às 08:16
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

Executivo de Theresa May explica que "cooperação internacional" é "absolutamente crucial" para o Reino Unido

O governo britânico quer concluir um novo tratado com Bruxelas que permita ao país continuar a cooperação na luta anti-terrorista, depois da saída do Reino Unido da União Europeia. "Uma cooperação internacional eficaz é absolutamente crucial para o Reino Unido", explica o executivo de Theresa May. 

"Um tratado que estabeleça uma base legal para manter a cooperação policial, de segurança e penal após a nossa saída da União Europeia", explicou o governo da primeira-ministra britânica, num comunicado difundido antes da publicação na segunda-feira de um documento sobre esta questão.

Um dos objectivos deste tratado é evitar o aparecimento de "lacunas operacionais" após o Brexit, previsto para Março de 2019, acrescentou.

O documento de trabalho, que vai incluir posições sobre a futura relação alfandegária com a UE, a fronteira da Irlanda do Norte ou a cooperação em matéria de Defesa, deverá apresentar a posição de Londres sobre a sua manutenção, ou não, na Europol, a agência que apoia os países da UE na luta contra a grande criminalidade internacional e o terrorismo.

"Uma cooperação internacional eficaz é absolutamente crucial para o Reino Unido e para a UE, se quisermos manter os nossos cidadãos em segurança e levar os criminosos à justiça", declarou o ministro encarregado do Brexit, David Davis, no mesmo comunicado.

"Temos já um nível aprofundado de colaboração com a UE nas questões de segurança e é de interesse mútuo encontrar os meios para melhorar", acrescentou.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, deverá falar sobre o Brexit a 22 de Setembro, em Florença (Itália), três dias antes do início, a 25 de Setembro, da quarta ronda de negociações com Bruxelas sobre a saída do país.

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?