Sábado – Pense por si

Lei anti-terrorismo ameaça liberdade de expressão em Espanha

Mariana Branco
Mariana Branco 13 de março de 2018 às 00:01

Amnistia Internacional avisa que a lei espanhola tem sido utilizada para limitar abusivamente a sátira e a liberdade de expressão - acusando, nos últimos anos, jornalistas, músicos e advogados.

Em Espanha, fazer piadas sobre o atentado que matou um antigo primeiro-ministro de Franco pode levar à prisão. Nos últimos anos, jornalistas, músicos e advogados têm sido alvo de várias acusações relacionadas com a nova lei anti-terrorismo, utilizada para limitar abusivamente a sátira e a liberdade de expressão, acusa o mais recente relatório da Amnistia Internacional, divulgado esta terça-feira. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.