Sábado – Pense por si

Lai Ching-te: O presidente de Taiwan que sonhava ser médico

Luana Augusto
Luana Augusto 16 de janeiro de 2024 às 08:00

Crescido na pobreza, Lai Ching-te sempre teve o sonho de ser médico. Durante a sua juventude ainda exerceu, mas mais tarde um convite do Partido Democrático Progressista para que integrasse o partido mudou a sua carreira.

Há 27 anos, quando Lai Ching-te ainda era um médico, vindo de uma família mineira pobre, uma crise militar no Estreito de Taiwan, que envolveu o lançamento de misseis através das águas, para intimidar os eleitores antes das primeiras eleições presidenciais livres, empurrou o profissional da saúde para a política. Agora, com 64 anos, o presidente de Taiwan,eleito a 13 de janeiro com 40% dos votos, tem a tarefa de impedir o eclodir de uma outra crise com a China, que reclama a ilha como parte do seu território.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro