Sábado – Pense por si

Lai Ching-te: O presidente de Taiwan que sonhava ser médico

Luana Augusto
Luana Augusto 16 de janeiro de 2024 às 08:00

Crescido na pobreza, Lai Ching-te sempre teve o sonho de ser médico. Durante a sua juventude ainda exerceu, mas mais tarde um convite do Partido Democrático Progressista para que integrasse o partido mudou a sua carreira.

Há 27 anos, quando Lai Ching-te ainda era um médico, vindo de uma família mineira pobre, uma crise militar no Estreito de Taiwan, que envolveu o lançamento de misseis através das águas, para intimidar os eleitores antes das primeiras eleições presidenciais livres, empurrou o profissional da saúde para a política. Agora, com 64 anos, o presidente de Taiwan,eleito a 13 de janeiro com 40% dos votos, tem a tarefa de impedir o eclodir de uma outra crise com a China, que reclama a ilha como parte do seu território.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.