Sábado – Pense por si

J. K. Rowling pede o fim do voluntariado em orfanatos

Diogo Barreto
Diogo Barreto 24 de outubro de 2019 às 19:08

Milhares de crianças são entregues todos os anos pelos pais a orfanatos que lucram com voluntários e visitas. "Turismo de orfanatos" é responsável por separar centenas de famílias.

É quase um pré-requisito para entrar no mercado de trabalho, de acordo com as faculdades. As experiências de voluntariado são amplamente valorizadas pelos grandes empregadores e servem para diferenciar o currículo, principalmente quando feitas no estrangeiro. Mas muitas vezes essa ajuda tem o efeito contrário ao pretendido e em vez de melhorarem as condições de vida, os voluntários ajudam a agravar um problema. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.