Manobras têm como objetivo preparar os Guardiões "para ameaças de segurança e militares potenciais".
O Irão vai fechar parcialmente durante algumas horas o estratégico estreito de Ormuz por razões de "segurança", no decurso dos exercícios militares em curso, anunciou esta terça-feira a televisão estatal iraniana.
Militares iranianos em treino perto do estreito de OrmuzExército iraniano via AP
"Algumas partes do estreito serão fechadas, de forma a respeitar os princípios de segurança e de navegação", declarou um jornalista da televisão estatal iraniana, em reportagem junto ao local dos exercícios lançados na segunda-feira pelos Guardiões da Revolução, o exército ideológico da República Islâmica.
O jornalista acrescentou que esta interdição deverá durar "algumas horas".
As manobras, cuja duração não foi especificada, têm como objetivo preparar os Guardiões "para ameaças de segurança e militares potenciais", segundo a televisão, numa altura em que os Estados Unidos destacaram uma considerável força naval no Golfo Pérsico.
Os exercícios realizam-se no mesmo dia em que o Irão e os Estados Unidos iniciaram, perto de Genebra, uma segunda ronda de negociações, sob mediação do sultanato de Omã.
Responsáveis iranianos ameaçaram várias vezes bloquear o estreito de Ormuz, especialmente em períodos de tensão com os Estados Unidos, mas o canal nunca chegou a ser fechado.
Por este estreito transita cerca de um quarto da produção mundial de petróleo transportado por via marítima e um quinto do gás natural liquefeito (GNL), segundo a Agência Internacional de Energia.
Irão fecha parcial e temporariamente estreito de Ormuz por motivos de segurança
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.