Sábado – Pense por si

Guterres enfrenta nova votação e activistas cada vez mais empenhados

Cátia Andrea Costa 26 de setembro de 2016 às 07:45

As vitórias nas primeiras quatro votações tornou o antigo primeiro-ministro o "alvo a abater". Esta segunda-feira, há nova votação e a campanha que pretende eleger uma mulher acredita que ainda é possível bater Guterres

António Guterres passou a última semana na Assembleia-Geral da ONU a multiplicar os contactos feitos nos últimos meses. O objectivo foi preparar a fase decisiva do processo para conquistar o lugar de secretário-geral das Nações Unidas. O primeiro-ministro venceu as quatro primeiras votações secretas para o cargo. Agora, enfrenta outras duas, uma já esta segunda-feira e a outra na primeira semana de Outubro, em que os votos dos membros permanentes do Conselho, que têm poder de veto sobre os candidatos, serão destacados. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.