Sábado – Pense por si

Frank Tétart: “A perceção atual é que a identidade está ameaçada pela imigração”

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 07 de outubro de 2025 às 23:00

Investigador e autor do livro "Atlas das Religiões" considera que o crescimento da direita radical na Europa é uma revolta identitária e que vai haver tantos muçulmanos quanto cristãos em 2060 —, mas estarão secularizados.

Como podem as democracias ganhar guerras? É uma evidência ganhar algumas, é um caso de sobrevivência, mas o como parece difícil de encontrar. Frank Tétart, investigador em Identidade, Poder e Geopolítica, autor de Atlas das Religiões, obra traduzida este ano para o português pela Guerra e Paz, esteve na Leadership Summit Portugal para tentar responder àquela pergunta. É um otimista: a união será a chave da relevância.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Incompreensível

O jornalismo não alimenta isto ou aquilo só porque vende ou não vende. As redações distanciam-se completamente de uma registadora. A igreja, logicamente, isenta-se de alimentar algo que lhe é prejudicial.

Visto de Bruxelas

A ilusão da carreira certa

Num mundo onde muitas das profissões do futuro ainda nem existem, e em que a ideia de “curso com saída” perdeu sentido face à rapidez com que tudo muda, uma carreira só é verdadeiramente bem-sucedida quando está alinhada com a identidade, os valores e as motivações de cada um.