As autoridades de saúde dos EUA anunciaram que a terceira dose da vacina estará disponível a partir de setembro para pessoas que receberam a segunda dose “oito meses antes”.
Com a crescente propagação da variante delta e a nova onda de infeções por covid-19 nos EUA, a administração Biden anunciou que pretende aplicar a terceira dose da vacina a todos os norte americanos que tenham recebido a segunda dose "pelo menos oito meses antes". A vacinação deverá começar a partir do dia 20 de setembro, noticia a Bloomberg.
Até ao momento só pessoas com problemas no sistema imunológico é que estavam aptas a levar um reforço da vacina. O alargamento do plano de vacinação anunciado esta quarta-feira surge com base nas avaliações das autoridades de saúde norte-americanas, citadas pela agência noticiosa:
"A proteção conferida pelas vacinas contra doenças graves, hospitalização e morte pode diminuir nos meses seguintes, especialmente entre os grupos de alto risco que foram vacinados precocemente. Por essa razão, concluímos que uma dose de reforço será necessária para maximizar a proteção induzida pela vacina e prolongar a sua durabilidade"
A decisão ainda está sujeita à autorização da Food and Drug Administration (FDA) e do Centro para Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA.
Por agora, só quem recebeu as vacinas da Pfizer/BioNTech e Moderna é que estará apta para a nova fase de vacinação anunciada para o próximo mês.
Apesar disso, as autoridades de saúde já salientaram que "provavelmente" será necessária mais uma dose para os 14 milhões de americanos que receberam a vacina de dose única da Johnson & Johnson.
A decisão não está livre de críticas já que enquanto nos EUA quase 170 milhões de pessoas já foram totalmente vacinadas, noutros países existem muitas pessoas que ainda não tiveram acesso à primeira dose da vacina.
A Organização Mundial de Saúde já pediu um abrandamento na vacinação com a terceira dose em setembro para que os países mais podres possam recuperar nas taxas de vacinação.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?