Sábado – Pense por si

"É um dos melhores de todos nós", diz Ferro Rodrigues

12 de dezembro de 2016 às 16:57
As mais lidas

"Guterres é um dos melhores de todos nós, encontrando-se particularmente preparado para enfrentar, como Secretário-Geral das Nações Unidas, a complexidade dos problemas do mundo atual", disse Ferro Rodrigues

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, desejou hoje "os maiores sucessos" a António Guterres como secretário-geral da ONU, considerando-o "um dos melhores de todos nós" e "particularmente preparado para enfrentar a complexidade dos problemas" actuais.

António Guterres tomou hoje posse como secretário-geral da ONU (Organização das nações Unidas), numa cerimónia em Nova Iorque na qual Portugal esteve representado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo primeiro-ministro, António Costa.

"O Eng.º António Guterres é um dos melhores de todos nós, encontrando-se particularmente preparado para enfrentar, como Secretário-Geral das Nações Unidas, a complexidade dos problemas do mundo actual", considerou Ferro Rodrigues numa mensagem à qual a agência Lusa teve acesso.

Em nome pessoal, mas também do parlamento português, o presidente da Assembleia da República deseja "os maiores sucessos" a António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas.

Ferro Rodrigues foi ministro em ambos os governos liderados por António Guterres, o XIII e o XIV, tendo assumido pastas como a do Trabalho e Solidariedade e a do Equipamento Social.

Depois de fazer o juramento sobre a Carta das Nações Unidas, António Guterres vai fazer o seu discurso inaugural na sede da ONU, na sala da Assembleia Geral, perante representantes dos 193 estados-membros.

Desde que foi aclamado pela Assembleia-geral da ONU em Outubro, António Guterres já visitou as capitais e reuniu-se com os líderes dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança.

António Guterres, 67 anos, vai iniciar o seu mandato de cinco anos em 01 de Janeiro de 2017, três semanas antes da tomada de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos da América, em Washington