Sábado – Pense por si

Descoberta nova espécie de morcego em Moçambique

A nova espécie foi identificada por seis investigadores do Laboratório de Biodiversidade E.O. Wilson do Parque Nacional da Gorongosa e batizada como miniopteru wilsoni.

Uma nova espécie de morcego foi descoberta no Parque Nacional da Gorongosa (PNG), centro de Moçambique, elevando para 73 o número destes animais no país, anunciou hoje em comunicado a administração da área de conservação.

A nova espécie foi identificada por seis investigadores do Laboratório de Biodiversidade E.O. Wilson do PNG, adianta o comunicado.

"Estamos entusiasmados em adicionar uma nova espécie de morcego à lista das espécies encontradas em Moçambique", disse Piotr Naskrecki, diretor do Laboratório de Biodiversidade E.O. Wilson e um dos autores da descoberta.

A nova espécie foi coletada como parte das explorações da biodiversidade do PNG que está a ser realizada pelo laboratório.

O morcego, continua a nota de imprensa, foi batizado com o nome 'miniopteru wilsoni' em homenagem ao famoso biólogo e fervoroso defensor da conservação da biodiversidade Edward. O. Wilson.

Além do PNG, a nova espécie encontra-se também nas montanhas do centro e norte de Moçambique e no sul do Maláui.

Os morcegos alojam-se em formações rochosas que circundam as plantações de café cultivadas à sombra da serra da Gorongosa e alimentam-se de insetos e à volta das plantas de café.

Acredita-se que têm um papel na eliminação de potenciais pragas.

Com cerca de 1.400 espécies conhecidas, os morcegos representam cerca de 22% de todas as espécies de mamíferos no mundo.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.