A recente vaga de teorias da conspiração sobre esta tecnologia começou em janeiro quando um médico belga sugeriu "ligações" entre a covid-19 e o sinal de telemóvel de última geração.
Teorias da conspiração estão a motivar a destruição de antenas de telemóvel em vários pontos da Europa, estando as autoridades preocupadas com grupos que acreditam na propagação da covid-19 através do sinal da rede 5G.
"É inaceitável que pessoas estejam a destruir infraestruturas de que nós precisamos para responder a esta emergência médica", disse à Associated Press Stephen Powis, diretor do Serviço Nacional de Saúde de Inglaterra (NHS na sigla em inglês).
As autoridades registaram cinquenta incêndios de origem criminosa que destruíram torres de sinal de telemóvel no Reino Unido desde o princípio do mês, tendo três pessoas sido detidas.
Fotografias e vídeos das antenas de sistema de comunicações 5G são frequentemente difundidas através das redes sociais com comentários falsos sobre a relação entre o sinal de telemóvel e a propagação da pandemia do novo coronavírus, covid-19.
Pelo menos 16 incêndios foram registados na Holanda, mas também há casos de destruição de antenas na República da Irlanda, Chipre e Bélgica.
Mensagens falsas sobre a tecnologia 5G têm sido partilhadas nas plataformas digitais milhares de vezes, culpando as antenas de telemóvel de provocarem cancros e de propagarem a pandemia de covid-19.
A recente vaga de teorias da conspiração sobre a tecnologia 5G começou em janeiro quando um médico belga sugeriu "ligações" entre a covid-19 e o sinal de telemóvel de última geração.
Anteriormente eram comuns mensagens do género, mas que se referiam aos "perigos cancerígenos" provocados pelos sinais de telemóvel que, segundo mensagens sem qualquer justificação científica afirmam que provocam tumores cerebrais.
O fenómeno já levou o porta-voz da Comissão Europeia, Johannes Bahrke, a afirmar que não existe qualquer relação entre a instalação de equipamentos de tecnologia 5G e a pandemia de covid-19.
Covid-19: Teoria da conspiração que liga 5G à pandemia motiva destruição de antenas
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.
Mesmo nessa glória do mau gosto, ele encontra espaço para insultar, nas legendas, os seus antecessores, os Presidentes de que ele não gosta, a começar por Biden. É uma vergonha, mas o mundo que Trump está a criar assenta na pouca-vergonha
A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.
Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.