Sábado – Pense por si

Covid-19: Devem Alentejo e Algarve estar em "alerta laranja" na Bélgica?

Diogo Camilo
Diogo Camilo 14 de julho de 2020 às 07:00

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, exigiu a belgas que retirassem as regiões portuguesas da lista de zonas arriscadas. Mas a verdade é que, nos últimos sete dias, Alentejo e Algarve tiveram quase o dobro dos novos casos registados por habitante que a própria Bélgica.

A Bélgica juntou esta segunda-feira as regiões do Alentejo e Algarve à "zona laranja" de restrições a residentes que visitem as regiões portuguesas, obrigando-os à realização de um teste à Covid-19 e quarentena após chegada a território belga. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, exigiu a retirada das áreas, naquilo que considerou ter sido um erro que seria emendado – uma vez que até o homólogo belga não teria conhecimento das indicações. Mas a verdade é que, nos últimos sete dias, Alentejo e Algarve tiveram quase o dobro dos novos casos registados por habitante que a própria Bélgica.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.