Sábado – Pense por si

Coronavírus: a estratégia da Suécia começa a incomodar alguns habitantes

Diogo Barreto
Diogo Barreto 20 de abril de 2020 às 11:22

Os profissionais dos lares continuam sem usar material protetor e os utentes destas instituições representam mais de um terço das mortes. País regista mais de 1.500 mortes.

A Suécia foi um outlier no combate ao coronavírus no âmbito europeu. A princípio seguiu uma estratégia semelhante ao Reino Unido, procurando atingir uma imunidade de grupo sem exigir grandes sacrifícios aos cidadãos e à economia. Mas rapidamente o cenário britânico mudou, quando os números começaram a escalar e foram impsotas restrições como no resto do país. Mas isto não aconteceu na Suécia, onde as pessoas puderam continuar com as suas vidas normaism, tendo apenas restrições ajuntamentos com mais de 500 pessoas. Mas muitos suecos começam a qustionar as decisões do governo à medida que as mortes aumentam.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.