Sábado – Pense por si

Com 144 novas mortes por Covid-19, Irão eleva para 2.378 o total no país

Porta-voz do Ministério da Saúde acrescentou que 11.133 pessoas hospitalizadas já estão curadas.

O Irão anunciou hoje 144 novas mortes ligadas ao novo coronavírus, elevando o número de mortos para 2.378 no país, um dos mais afetados pela pandemia da covid-19.

"Nas últimas 24 horas, tivemos 2.926 novos casos em todo o país", elevando o número total de pessoas infetadas para 32.332, disse o porta-voz do Ministério da Saúde iraniano, Kianouche Jahanpour, numa conferência de imprensa transmitida pela televisão iraniana.

O porta-voz do Ministério da Saúde acrescentou que 11.133 pessoas hospitalizadas já estão curadas.

A televisão estatal iraniana informou hoje que os militares instalaram um hospital de campanha com 2.000 camas num centro de exposições na capital iraniana, Teerão, para reforçar o sistema de saúde local.

De acordo com a televisão, a nova instalação - que inclui três unidades e várias enfermarias de isolamento - foi instalada em apenas 48 horas.

Esta nova instalação será usada para pacientes que se estão a recuperar da covid-19, causada pelo novo coronavírus.

Na quinta-feira, o general Ali Jahanshahi, vice-coordenador do exército, disse à televisão estatal que o hospital será entregue à equipa médica e começará a receber pacientes na próxima semana.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 505 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 23.000.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.