Sábado – Pense por si

Bélgica acusa formalmente presumível autor dos ataques de Paris

Yassine Atar foi acusado de participar na organização dos atentados de 13 de Novembro de 2015, em Paris

Yassine Atar, detido na Bélgica dias depois dos atentados de Bruxelas, foi formalmente acusado de participar na organização dos atentados de 13 de Novembro de 2015 em Paris, anunciou hoje a Procuradoria belga.

Atar, 30 anos, belga de origem marroquina, foi acusado de "homicídios terroristas e participação, enquanto dirigente, em actividades de um grupo terrorista", pelo alegado envolvimento nos atentados de Novembro de 2015 em Paris (130 mortos), segundo um comunicado da Procuradoria de Bruxelas.

Yassine é irmão de Usama Ahmad Atar, considerado pelos investigadores um dos coordenadores, a partir da Síria, dos atentados de Paris e dos atentados de 22 de Março de 2016 em Bruxelas (32 mortos).

Yassine e Usama são primos dos irmãos Ibrahim e Khalid El Bakraoui, que se fizeram explodir no aeroporto e na estação de metro da capital belga.

Yassine Atar foi detido cinco dias depois dos atentados de Bruxelas por suspeita de preparar um atentado contra a "Marcha contra o medo", prevista para o centro da capital belga e anulada devido a ameaças.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.