Sábado – Pense por si

Australiano resgatado após uma semana preso em montanha na Nova Zelândia

O soldado, Terry Harch, de 29 anos, foi resgatado no Mount Aspiring, na Ilha do Sul.

Um soldado australiano foi resgatado de uma montanha da Nova Zelândia depois de sobreviver durante uma semana a temperaturas abaixo de zero, informaram esta sexta-feira as autoridades daquele país.

O soldado, Terry Harch, de 29 anos, foi resgatado no Mount Aspiring, na Ilha do Sul, numa operação que as autoridades descreveram como uma missão de "pegar e agarrar" com recurso a três helicópteros.

Os helicópteros também transportaram quatro socorristas que tinham encontrado Harch um dia antes e outros dois que estavam a deslocar-se para o local.

O australiano estacionou a sua viatura na passada sexta-feira para escalar a montanha e era esperado na segunda-feira, disseram as autoridades. Um amigo reportou o desaparecimento de Terry Harch, que havia accionado um dispositivo de emergência.

As autoridades revelaram que o soldado chegou a improvisar um abrigo na neve para sobreviver antes que as equipas de resgate o encontrassem na quinta-feira.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.