Sábado – Pense por si

Atentado na Somália faz pelo menos 15 mortos

Um carro-bomba explodiu este domingo em Mogadíscio, capital da Somália. Há pelo menos 15 vítimas mortais. O atentado terá ocorrido junto ao Ministério da Defesa local

Um carro-bomba explodiu este domingo em Mogadíscio, capital da Somália. O ataque, que se presume ter sido um atentado suicida, terá feito pelo menos 15 mortos, adiantaram as autoridades locais à CNN.

Suicide bomber in Mogadishu kills 15 people in failed assassination attempt on Somalia military chief, police say. https://t.co/G8Yj1kxEgd pic.twitter.com/ACthdM7P3n

Segundo o chefe da polícia somali, Osman Mohamed, o objectivo do ataque era chegar ao novo chefe militar da Somália, que acabou de entrar em funções. O atentado ocorreu numa rua movimentada da capital da Somália, junto à Academia Militar do País e próxima da sede do Ministério da Defesa.

A explosão atingiu um mini-autocarro que circulava por perto. Pelo menos oito civis e cinco soldados terão morrido,afirma o Chicago Tribune, citando fontes locais.

BREAKING: video car bomb explosion in coffee shop opposite the Ministry of Youth & Sports #Mogadishu #Somalia pic.twitter.com/AB7Mb6qRjs

O grupo pretende instaurar um Estado na Somália, sendo que controla parte do território no centro e sul do país, além de regularmente realizar atentados contra civis, a polícia, os representantes do Governo e os militares.

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.