As histórias das princesas árabes que tentaram fugir

As histórias das princesas árabes que tentaram fugir
Leonor Riso 06 de julho de 2019

Haya da Jordânia deixou o Dubai com dois filhos, temendo pela sua vida. Mas duas enteadas suas não conseguiram deixar o Dubai.

Haya da Jordânia, uma das mulheres do emir do Dubai, fugiu do seu emirado com os dois filhos e, segundo a imprensa britânica, vai iniciar-se o processo de divórcio. O casal tem a primeira audiência em tribunal a 30 de julho, em Londres, onde Haya se encontra com os filhos Zayed, de sete anos, e Al-Jalilla, de onze.

O que levou à sua fuga? Segundo a BBC, Haya, que é irmã do rei da Jordânia, começou a temer pela sua vida no início de 2019, quando descobriu pormenores "perturbadores" sobre o regresso ao Dubai de Sheikha Latifa, uma das filhas do seu marido Mohammed bin Rashid Al Maktoum. A princesa também tentou fugir, sem sucesso, em março de 2018.


Latifa seria reenviada para o Dubai após ter sido apanhada num barco junto à Índia, quando tentava fugir. Depois da tentativa gorada, foi divulgado um vídeo em que Latifa denunciava: "[O Dubai] Não é como tem sido retratado pelos media. Aqui não há justiça. Eles não se importam. Especialmente se és mulher, a tua vida é tão descartável."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Opinião Ver mais