Sábado – Pense por si

Apesar do cessar-fogo, Rússia não vai evacuar civis

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 13 de dezembro de 2016 às 21:01

Um acordo iminente entre rebeldes e o regime de Bashar al-Assad poderá pôr um ponto final à batalha de Aleppo, mas os civis não estão a salvo. No dia em que a ONU denunciou execuções na rua, embaixador russo garantiu que os civis "não irão precisar de sair da cidade"

Um acordo iminente entre rebeldes e o regime de Bashar al-Assad poderá pôr um ponto final à batalha de Aleppo - mas os civis ainda não sabem o seu destino. Se o conselheiro legal dos rebeldes do Exército Livre da Síria (FSA) garante à Associated Press que neste acordo está previsto o "evacuamento de civis e rebeldes", do outro lado o embaixador russo nas Nações Unidas, Vitaly Churkin, assegura que "apenas os rebeldes sairão da cidade". "Agora eles [os civis] estarão sob controlo do regime sírio, logo não irão precisar de sair da cidade. Estamos a tratar de ajuda humanitária", disse Churkin durante o encontro de emergência do Conselho de Segurança da ONU.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.