Entre 26 de maio e 5 de junho, a Amnistia Internacional detetou 125 casos de violência policial contra manifestantes e jornalistas em 40 estados norte-americanos. Mapa interativo mostra incidentes.
Amnistia denuncia violência policial contra manifestantes nos EUA
Foi no final de maio, com a morte às mãos da polícia de George Floyd, que protestos contra a violência policial encheram as ruas dos Estados Unidos. Depois das várias imagens de violência em dezenas de estados norte-americanos, a Amnistia Internacional denuncia agora mais de uma centena de incidentes onde foi usada a força contra manifestantes pacíficos e jornalistas.
Depois de analisar cerca de 500 vídeos e fotografias, a organização documentou, entre 26 de maio e 5 de junho, 125 casos de violência policial contra manifestantes em 40 estados norte-americanos e no distrito de Columbia. Em comunicado, revela que as forças de segurança dos EUA "cometeram violações generalizadas e flagrantes de direitos humanos" contra aqueles que protestavam contra as mortes de cidadãos negros no país durante as manifestações do movimento Black Lives Matter.
Num mapa interativo, a organização documenta os mais de 100 abusos cometidos por várias forças de segurança dos departamentos de polícia estaduais e locais, das agências federais e pela Guarda Nacional dos EUA. Divididos por estados, os incidentes são documentados com vídeos.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.