Sábado – Pense por si

Akbari, o espião que veio do quente

Luís Francisco 14 de maio de 2023 às 10:00

Veterano de guerra, governante e empresário: a cobertura perfeita. Foi enforcado em janeiro e os protestos ocidentais foram veementes. Mas, sabe-se agora, Alireza Akbari era mesmo agente do MI6.

Durante 15 anos, Alireza Akbari teve uma vida dupla: oficialmente, era um alto funcionário do Governo iraniano e empresário de sucesso; na sombra, espiava para o Reino Unido. A história deste veterano da guerra com o Iraque parece saída de um romance policial e, como tantas vezes acontece na literatura, não teve um final feliz: foi executado pelo regime de Teerão em janeiro. Na altura, o mundo ocidental ergueu-se num coro de protestos. Agora, sabe-se que Akbari era mesmo um espião.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.