Sábado – Pense por si

Akbari, o espião que veio do quente

Luís Francisco 14 de maio de 2023 às 10:00

Veterano de guerra, governante e empresário: a cobertura perfeita. Foi enforcado em janeiro e os protestos ocidentais foram veementes. Mas, sabe-se agora, Alireza Akbari era mesmo agente do MI6.

Durante 15 anos, Alireza Akbari teve uma vida dupla: oficialmente, era um alto funcionário do Governo iraniano e empresário de sucesso; na sombra, espiava para o Reino Unido. A história deste veterano da guerra com o Iraque parece saída de um romance policial e, como tantas vezes acontece na literatura, não teve um final feliz: foi executado pelo regime de Teerão em janeiro. Na altura, o mundo ocidental ergueu-se num coro de protestos. Agora, sabe-se que Akbari era mesmo um espião.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro