Sábado – Pense por si

"Estão com muita esperança": Paulo Silva foi até à Polónia buscar os sogros que fugiram à guerra da Ucrânia

Sandra Felgueiras, na Polónia
Sandra Felgueiras, na Polónia 27 de fevereiro de 2022 às 22:23
As mais lidas

Paulo Silva, emigrante português na Alemanha, fez 1.300 km até Medyka, na Polónia, para ir buscar os sogros que tentam escapar da guerra na Ucrânia. Está há 30 horas à espera e foi aí que a enviada especial da SÁBADO e CMTV, Sandra Felgueiras, o encontrou com o cunhado Yuri.

Paulo Silva é um emigrante português na Alemanha que fez 1.300 km até Medyka, na Polónia, para ir buscar os sogros que fogem da guerra na Ucrânia. Os sogros que, garante, "estão com muita esperança".

A carregar o vídeo ...

Paulo está com o seu cunhado, Yuri, há 30 horas à espera. Foi durante essa espera que falou com a enviada especial daSÁBADOe CMTV à Polónia, Sandra Felgueiras. Contam ainda que ao contrário do que também se vê por ali - ucranianos a passar a fronteira para irem lutar pelo seu país - Yuri não o fará. Tem também nacionalidade portuguesa e indica que não vai combater pela Ucrânia porque tem dois filhos pequenos na Alemanha para criar.

À Polónia chegaram desde quinta-feira cerca de 200 mil refugiados vindos da Ucrânia. O país vizinho tem-se organizado para receber os refugiados - sobretudo mulheres, crianças e idosos - numa altura em que a União Europeia anunciou que vai receber sem reservas os refugiados ucranianos.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.