Secções
Entrar

Venezuela: Irão pede libertação de Nicolás Maduro

05 de janeiro de 2026 às 08:34

O Irão considera ainda que as suas relações com a Venezuela permanecem inalteradas, apesar da saída de Maduro.

O Irão, que mantém laços estreitos com a Venezuela, apelou esta segunda-feira à libertação do presidente Nicolás Maduro, levado para os Estados Unidos após uma intervenção militar americana em Caracas.
Maduro e Cilia Flores em dezembro deste ano num evento público em Caracas
“O presidente de um país e a sua esposa foram raptados. Não há motivo para [Donald Trump] se orgulhar, é um ato ilegal”, disse o porta-voz da diplomacia iraniana, Esmaïl Baghaï. Na conferência de imprensa semanal, o responsável acrescentou: ”Como salientou o povo venezuelano, o seu presidente deve ser libertado". O Irão considera ainda que as suas relações com a Venezuela permanecem inalteradas, apesar da saída de Maduro. O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou no domingo que Nicolas Maduro e Cília Flores se encontram detidos no Metropolitan Detention Center de Brooklyn, aguardando julgamento por vários crimes, incluindo ‘narcoterrorismo’. Em Caracas, a vice-presidente Delcy Rodríguez assumiu interinamente o cargo, por decisão do Supremo Tribunal de Justiça venezuelano.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela