Ucrânia surpreende Moscovo com um amplo ataque contra as bases aéreas russas
Forças ucranianas destruíram quase 40 aeronaves russas utilizadas para atacar a Ucrânia.
A Ucrânia lançou este domingo (1) um ataque sem procedentes contra bombardeiros russos nas bases militares na Sibéria e no Ártico. Com recurso a drones, o serviço de inteligência ucraniano SBU localizou e atacou quase 40 aeronaves russas utilizadas para atacar o território ucraniano.
Os ataques foram dirigidos contra a unidade militar de Sredniy, em Irkutsk, sendo por isso a primeira vez que a Sibéria é atacada com drones. Já no Ártico, foi a base em Murmansk que foi alvo de ataques.
Segundo alguns relatos de moradores, também a base militar russa de Olenya, onde se encontram aeronaves Tu-22M3, foram atacadas.
Estes drones terão sido lançados a partir de camiões que se encontravam parados junto a uma estrada. Segundo o governador de Irkutsk, "a fonte de onde os drones foram disparados já foi bloqueada".
Esta manhã, o site Babel já havia informado, ao citar fontes dos serviços de inteligência ucranianos, que o Serviço de Segurança da Ucrânia estaria a conduzir a "Operação Spider Web", que tinha como alvo o abate de mais de 40 aeronaves militares russas, incluindo A-50s, Tu-95s e Tu-22 M3.
Os Tu-22 M3 remontam à era da União Soviética, tendo entrado ao serviço em 1983 ao basear-se numa versão da década de 1960. Desde então que a Rússia tem continuado a usar estes bombardeiros. No entanto, estão agora equipados com novos radares e com mísseis mais potentes e pesados. O seu alcance pode chegar aos 6.800 quilómetros, tornando-se a escolha perfeita para ataques noturnos contra cidades ucranianas.
Edições do Dia
Boas leituras!