Secções
Entrar

Ucrânia: Scholz diz que guerra pode durar até 2025 e garante apoio da Alemanha

Lusa 09 de dezembro de 2023 às 14:02

Scholz lembrou que a Alemanha é o segundo país que mais contribui para o apoio à Ucrânia, atrás dos Estados Unidos.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse este sábado que a guerra na Ucrânia pode durar até 2025 e assegurou que continuará a ser dado apoio àquele país, que poderá mesmo vir a aumentar.

"Esta guerra, provavelmente, não terminará tão cedo quanto gostaríamos", assinalou Scholz, durante um discurso no congresso do Partido Social Democrata, que começou sexta-feira, em Belrim. Assim, o governante disse que é necessário continuar a apoiar a Ucrânia "este ano, no próximo e no seguinte".

Apesar de admitir que esta ajuda representa "um grande desafio financeiro" para o país, comprometeu-se a continuar a apoiar a Ucrânia na defesa contra a Rússia, com meios financeiros e armas.

Scholz lembrou que a Alemanha é o segundo país que mais contribui para o apoio à Ucrânia, atrás dos Estados Unidos. "Se outros estados vacilarem, a nossa contribuição poderá ter que ser ainda maior", vincou.

A coligação dos sociais-democratas, verdes e liberais, liderada por Scholz, depara-se com uma crise orçamental, depois de uma decisão do Tribunal Constitucional, que gerou um buraco de 17.000 milhões de euros no Orçamento para 2024.

Contudo, Scholz assegurou que o apoio à Ucrânia não vai sofrer cortes.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela