Secções
Entrar

Trump diz que vai tentar organizar reunião entre Zelensky e Putin

Luana Augusto 18 de agosto de 2025 às 20:08

Declarações surgem num momento em que Trump e Zelensky estão reunidos com os líderes europeus. Após este encontro, o presidente dos EUA ligará a Putin.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta segunda-feira (18) que irá tentar organizar uma reunião entre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o homólogo russo, Vladimir Putin. Estas declarações surgem num momento em que Trump e Zelensky se encontram reunidos com os líderes europeus na Casa Branca.
Trump quer organizar reunião entre Zelensky e Putin na Casa Branca AP Photo/Alex Brandon
"Vamos tentar ter uma reunião tripartida. Acho que [a Ucrânia e a Rússia] vão chegar a um acordo. Sinto otimismo", disse Donald Trump depois de ter deixado elogios aos líderes europeus presentes na mesa das negociações. O presidente norte-americano falava após se ter reunido com Zelensky na Casa Branca. Aos jornalistas, o líder ucraniano classificou esta reunião como "construtiva". "Tivemos uma conversa muito boa. [Foi] uma reunião muito construtiva e sinto uma grande gratidão a todos os líderes que aqui estão." Segundo Zelensky, o encontro desta segunda-feira terá como objetivo abordar a questão das garantias de segurança e a entrega de todas as pessoas raptadas, incluindo crianças ucranianas. "Precisamos deles. Precisamos que nos sejam devolvidos." Sobre o sequestro de crianças ucranianas, deixou ainda uma palavra à primeira-dama dos EUA, Melania Trump, que entregou no domingo uma carta a Vladimir Putin a pedir a proteção dos menores. "Fico grato à sua mulher." 
Ainda sobre este tema, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou: "Cada criança tem de voltar para a sua família." Já o presidente francês, Emmanuel Macron, agradeceu o empenho de Donald Trump e disse que a ideia que haver uma reunião entre Zelensky e Putin é muito importante. "Quando falamos de garantias de segurança falamos da segurança de todo o continente europeu", lembrou. No entanto, para que esta ideia se concretize, é nessessário que haja primeiro um cessar-fogo. "Para organizar uma reunião é preciso repetir um cessar-fogo. Pelo menos isso é necessário", afirmou Macron. E o presidente finlandês, Alexander Stubb, deixou elogios a Trump. Disse que o republicano conseguiu fazer mais em poucos meses do que o que se tem feito em anos. O encontro entre líderes ocorreu pelas 20h desta segunda-feira, depois de Zelensky se ter reunido com Trump. Na Casa Branca estão, então, reunidos o secretário-geral da NATO Mark Rutte, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, o presidente da Finlândia Alexander Stubb, o presidente francês Emmanuel Macron, o chanceler da Alemanha Friedrich Merz e a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, além de Trump e Zelensky. A seguir a esta reunião, o presidente dos EUA ligará a Putin.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela