Secções
Entrar

Trump coloca 800 militares nas ruas de Washington D.C. para expulsar sem-abrigo

Luana Augusto 12 de agosto de 2025 às 08:46

Presidente quer combater a violência na cidade, ao expulsar sem-abrigo e deter "jovens criminosos". No entanto, dados indicam que número de crimes em Washington tem diminuído.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na segunda-feira o estado de emergência em Washington D.C. e anunciou que serão mobilizados cerca de 800 militares da Guarda Nacional para as ruas da capital do país. Segundo o republicano, esta ação - apelidada de "dia da libertação" - visa combater a violência em Washington D.C. Para isso, os sem-abrigo serão expulsos da cidade e os "jovens criminosos" serão detidos, explicou o republicano numa entrevista aos jornalistas.
Trump quer combater violência em Washington D.C. e deter "jovens criminosos" AP Photo/Alex Brandon
Nas ruas estarão também polícias e agentes do FBI. Quanto à polícia de Washington, esta será colocada sob crontrolo federal - o que significa que a partir de agora passa a ser comandada pela procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi. Numa série de publicações na rede social Truth Social, o presidente norte-americano explicou que planeia tornar a cidade "mais segura e mais bonita do que nunca", isto porque, afirma, foi "tomada por gangues violentos e criminoso sanguinários", bem como por "maníacos drogados e moradores de rua". "Os sem-abrigo precisam de sair imediatamente" de Washington D.C. "Queremos a nossa capital de volta", escreveu. No domingo, já era possível observar vários agentes pela cidade, nomeadamente do FBI, da agência antidrogas DEA e da Patrulha de Fronteira dos EUA. Só nesse dia foram mobilizados cerca de 450 agentes, refere a BBC. Em reação a estas medidas, já foram realizados protestos em frente à Casa Branca, que atraíram dezenas de pessoas que gritavam: "Tirem as mãos de Washington D.C." e "protejam o governo autónomo". Enquanto isso, houve quem segurasse cartazes com os dizeres: "Libertem Washington D.C." Para Donald Whitehead, diretor executivo da Coalizão Nacional para os Sem-abrigo, a situação é preocupante uma vez que "há atualmente cerca de seis mil pessoas em situação de sem-abrigo em Washingon D.C.", apontou à BBC. Os índices de violência registados na capital do país não correspondem, no entanto, à tese de Donald Trump. De acordo com a BBC, a 8 de agosto de 2025 os registos da polícia local davam conta que todos os crimes haviam registado uma redução de 7%. Face a 2024, este número terá até mesmo caído 26%. Enquanto que os homicídios registaram uma queda de 12% face a agosto de 2024, os crimes de roubo de viaturas diminuíram 37%.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela