Secções
Entrar

Trump avisa que Ucrânia "pode ser russa" antes de encontro de Zelensky com JD Vance

Débora Calheiros Lourenço 11 de fevereiro de 2025 às 11:26

Em entrevista à Fox News, o presidente dos Estados Unidos deixou claro que pretende que haja contrapartidas que permitam ao país reaver o dinheiro enviado para a Ucrânia.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, referiu que a Ucrânia "pode ser russa um dia" numa altura em que o seu vice-presidente, JD Vance, está a preparar o encontro com Zelensky, que deverá acontecer no final desta semana.

LUDOVIC MARIN/Pool via REUTERS

Numa entrevista dada à Fox News, Donald Trump considerou que podia ser alcançado um acordo: "Eles podem aceitar um acordo ou podem não aceitar fazer um acordo. Eles podem ser russos um dia, ou podem nunca chegar a ser russos".

Numa altura em que a guerra na Ucrânia está quase a fazer três anos, o presidente dos Estados Unidos também considerou que todo o investimento feito pelo país ao apoiar a Ucrânia terá de ter algum retorno, voltando a sugerir aentrega de recursos como os minerais raros: "Temos todo esse dinheiro enviado para lá e eu quero-o de volta. Vou dizer-lhes que quero o equivalente a 500 mil milhões de dólares americanos em minerais raros e eles basicamente concordaram, pelo que pelo menos não nos sentimos estúpidos".

Trump também referiu que em breve o enviado especial Keith Kellogg estará na Ucrânia para elaborar uma proposta com o objetivo de interromper o conflito.

Kiev tem partilhado as suas preocupações relativamente a um acordo que não inclua compromissos militares como a adesão à NATO ou o envio de tropas de que garantam a manutenção da paz, considerando que um acordo que não inclua estes pontos apenas dará tempo ao Kremlin para se reagrupar e preparar um novo ataque.

Sergiy Nikiforov, porta-voz de Volodymyr Zelensky, partilhou à Agence France-Presse que o presidente ucraniano vai reunir com JD Vance na sexta-feira, à margem da conferência de segurança em Munique. Já uma fonte do gabinete do presidente ucraniano avançou que Kellogg vai chegar à Ucrânia no dia 20 de fevereiro, sem fornecer mais detalhes sobre sobre a visita.

Na segunda-feira, Zelensky reforçou o pedido por uma "paz real e garantias de segurança eficazes" que garantam: "A segurança das pessoas, do nosso estado, das relações económicas e, claro, asustentabilidade dos nossos recursos: não apenas para a Ucrânia, mas para todo o mundo livre".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela