Secções
Entrar

Trump anuncia tarifas "substanciais" para União Europeia

Ana Bela Ferreira 31 de janeiro de 2025 às 23:02

Presidente dos EUA não divulgou exatamente o que tem em mente, mas depois do Canadá, México e China terem de enfrentar as tarifas americanas, garante que se segue a Europa.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou esta sexta-feira aos jornalistas que o canadá, México e a China não podem fazer nada para evitar as taxas aduaneiras que vai implementar, ao que tudo indicajá a partir de amanhã, 1 de fevereiro.

REUTERS/Carlos Barria

Na mesma comunicação adiantou que algo "muito substancial" também está a ser preparado em termos de taxas para a União Europeia. Não acrescentando mais detalhes a este plano.

Trump prometeu tarifas para chips e adiantou que as taxas ao petróleo e gás devem começar a ser implementadas a 18 de fevereiro. Já para amanhã prometeu avançar com tarifas de 25% nas importações mexicanas e canadianas e 10% nos bens chineses.

Apesar de convicto destas medidas, o presidente norte-americano admitiu que os custos podem ser imputados aos consumidores e que este plano pode causar uma disrupção no imediato. Porém, garantiu que a Casa Branca não está preocupada com a reação dos mercados financeiros.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela