Secções
Entrar

Trump ameaça Canadá com tarifas de 100% devido a aproximação à China

Débora Calheiros Lourenço 24 de janeiro de 2026 às 19:15

Trump deixou o aviso que “a China vai devorar o Canadá vivo, vai destruí-lo completamente, incluindo os seus negócios, tecido socia e modo de vida em geral”.

Donald Trump afirmou, este sábado, que pode impor tarifas de 100% sobre todas as importações canadianas caso p país avance com um acordo comercial com a China.  
mark carney trump Adrian Wyld/The Canadian Press via AP
Nas redes sociais, o presidente norte-americano afirmou que se o primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, “pensa que vai transformar o Canadá num ‘porto de entrega’ para a China enviar mercadorias e produtos para os Estados Unidos, está redondamente enganado”.   “Se o Canadá fizer um acordo com a China, será imediatamente atingindo por uma tarifa de 100% sobre os bens e produtos canadianas que entrarem nos Estados Unidos”, referiu na Truth Social.  
Trump deixou ainda o aviso que “a China vai devorar o Canadá vivo, vai destruí-lo completamente, incluindo os seus negócios, tecido socia e modo de vida em geral”.  Desde o início do seu mandato que Trump tem ameaçado vários países com tarifas económicas, de forma a fazer valer a sua vontade. Em alguns dos casos teve sucesso, mas outras vezes – como aconteceu recentemente com os países europeus que enviaram tropas para a Gronelândia - acabou por recuar. 
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima