Secções
Entrar

Trump admite enviar a Guarda Nacional para Chicago e Nova Iorque

Débora Calheiros Lourenço 22 de agosto de 2025 às 20:07

A Guarda Nacional está atualmente a patrulhar a cidade de Washington e no início do ano foi utilizada por Trump em Los Angeles.

O presidente dos Estados Unidos afirmou esta sexta-feira que pretende enviar a Guarda Nacional para Chicago ou Nova Iorque, estendendo a medida que tomou em Washington para outras grandes cidades. 
Trump admite enviar a Guarda Nacional para Chicago e Nova Iorque AP Photo/Jacquelyn Martin
"Vamos tornar as nossas cidades muito, muito seguras. Chicago está uma confusão, provavelmente vamos resolver isso a seguir”, referiu Donald Trump antes de considerar que essa tarefa “nem será difícil”.   Mais tarde o republicano mencionou Nova Iorque e Chicago como cidades onde gostaria que a Guarda Nacional “ajudasse” e elogiou as centenas de militares que estão neste momento destacados em . Trump garantiu ainda estar disposto a “trazer o exército regular” para apoiar os seus esforços para reduzir a criminalidade na capital do país.   “Estou honrado que a Guarda Nacional tenha feito um trabalho tão incrível, em conjunto com a polícia, e não tenhamos precisado de recorrer ao exército regular, o que estamos dispostos a fazer. Depois disto iremos para outro local e o tornaremos seguro também”, disse.   Sendo Washington a capital dos Estados Unidos faz com que a cidade seja considerada um território federal, o que dá ao presidente uma maior autoridade para mobilizar a Guarda Nacional, já nos outros estados as unidades da Guarda Nacional costumam estar sob comando dos governadores. Ainda assim Donald Trump já federalizou a Guarda da Califórnia para enviar tropas para no início deste ano e controlar as manifestações que a cidade estava a ser palco.  A lei federal proíbe a utilização de militares para a aplicação da lei civil, exceto quando autorizado pela Constituição ou outra lei federal. O enviou de centenas de tropas para Los Angeles está atualmente sob uma contestação legal onde o presidente é acusado de federalizar e mobilizar indevidamente guardas para reprimir protestos.  
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela