Secções
Entrar

Rússia duplica gastos com Defesa

Leonor Riso 04 de agosto de 2023 às 08:40

O financiamento de escolas, hospitais e estradas já foi cortado e pode voltar a sê-lo.

A Rússia duplicou o seu limite de gastos com a Defesa para 2023 para um valor superior a 100 mil milhões de dólares (91,4 milhões de euros). Trata-se de um terço de todos os gastos públicos previstos para este ano, e apesar de a Rússia não revelar os investimentos por setor, a agência noticiosa Reuters teve acesso a um documento governamental.

Sputnik/Alexander Kazakov/Kremlin via REUTERS

Este detalha que só na primeira metade do ano, a Rússia gastou 12% mais do que o previsto: foram seis mil milhões de rublos a mais (58 milhões de euros). 

Os gastos estatais com a Defesa têm impulsionado a economia do país, mas também causam um maior défice das contas públicas, que já se encontra em 28 mil milhões de dólares (26 mil milhões de euros). 

Denis Manturov, vice-primeiro-ministro, afirmou em julho que a indústria da defesa na Rússia estava a produzir mais munições a cada mês de 2023 do que produziu em todo o ano de 2022.

Por outro lado, o financiamento de escolas, hospitais e estradas já estava a ser cortado a favor da defesa e segurança, mas pode ainda ser mais limitado. 

Esta sexta-feira, a Rússia indicou ainda que o ataque com um drone marítimo a uma base naval em Novorossiysk não causou vítimas ou danos. Contudo, fontes ucranianas garantem que um navio, o Olenegorsky Gornyak, foi fortemente danificado. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela