Secções
Entrar

Rússia diz que "ninguém quer ocupar a Ucrânia"

Diogo Barreto 25 de fevereiro de 2022 às 10:49

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo aifrmou que o objetivo da operação militar é "libertar os ucranianos da opressão".

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo afirmou esta sexta-feira que quer "que os ucranianos sejam idependentes" e assegura que "ninguém está a planear invadir a Ucrânia".

sergei lavrov rússia

"A Rússia não consegue conceber o atual governo ucraniano como democrático", disse Lavrov esta sexta-feira, afirmando que o presidente ucraniano mente quando diz estar disposto a discutir a neutralidade sobre a NATO.

O ministro de Putin afirmou que a "NATO tentou impor uma cultura neonazi" na Ucrânia e que é imperativo acabar com essa alegada cultura. Lavrov anunciou ainda que a Rússia lançou o ataque para "garantir a desmilitarização da Ucrânia".

"Estamos prontos para negociações em qualquer altura, assim que as forças armadas ucranianas ouvirem o nosso apelo e depuserem as armas", disse Lavrov numa conferência de imprensa em Moscovo, citado pelas agências espanhola EFE e francesa AFP.

Lavrov disse que o objetivo da invasão russa da Ucrânia ordenada pelo Presidente Vladimir Putin é libertar os ucranianos da opressão, numa indicação de que Moscovo pretende derrubar o atual Governo do Presidente Volodymyr Zelensky.

"O Presidente Putin tomou a decisão para esta operação militar especial de desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia para que, libertados desta opressão, os ucranianos possam escolher livremente o seu futuro", disse.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela