Secções
Entrar

Rishi Sunak desiludido por Zelensky não poder discursar na Eurovisão

Márcia Sobral 12 de maio de 2023 às 15:31

Produtora do Festival Eurovisão da Canção não acedeu ao pedido da Ucrânia. Como justificação diz ser contra "manifestações políticas".

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, ficou "desapontado" com o facto de ter sido recusado ao presidente da Ucrânia a possibilidade de discursar na final da Eurovisão, que se realiza amanhã, em Liverpool (Inglaterra). O anúncio foi feito esta sexta-feira através de um porta-voz do governo britânico.

REUTERS/Phil Noble

A produtora do evento, a European Broadcasting Union (EBU), considerou o pedido de Volodymyr Zelensky "louvável" mas explicou que o festival é contra a associação a movimentos ou declarações políticas.

Já Rishi Sunak teve um entendimento diferente: "O valor e as liberdades pelos quais o presidente Zelensky e o povo da Ucrânia estão a lutar não são políticos, são fundamentais. A própria Eurovisão reconheceu isso no ano passado quando suspendeu com razão a participação da Rússia na competição".

Também Boris Johnson, ex-primeiro-ministro do país, condenou a posição do festival através das suas redes sociais.

Apesar do vencedor do ano passado ter sido a Ucrânia, tendo em conta a manutenção da guerra, o concurso está a decorrer em Liverpool. A cidade vestiu-se de amarelo e azul, foram hasteadas bandeiras da Ucrânia e estão previstas várias atuações de músicos do país. A EBU (União Europeia de Radiodifusão, orgnaizadora do evento) ofereceu também entradas gratuitas aos refugiados ucranianos e adotou comida tradicional do país em todos os locais de refeições.

A final da Eurovisão está marcada para este sábado. Mimicat, a representante portuguesa, é a segunda artista a entrar em palco.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela