
Ideia de que RTP3 se está a afundar "é falsa", diz ex-diretor de informação da RTP
Informação surge depois de a direção de informação da televisão da RTP, liderada por António José Teixeira, ter sido demitida a 24 de junho.
Informação surge depois de a direção de informação da televisão da RTP, liderada por António José Teixeira, ter sido demitida a 24 de junho.
Entre os subscritores encontra-se Salvador Sobral.
A Moroccanoil, patrocinador principal da Eurovisão nos últimos três anos é israelita, toda a produção é feita no país e é detida por CarmenTal, também israelita.
A final do 68.º Festival Eurovisão da Canção é disputada est sábado em Malmö, na Suécia, com a Croácia, Israel e Suíça como favoritas à vitória de uma edição marcada pelo conflito israelo-palestiniano.
Israel juntou-se assim aos 26 países, incluindo Portugal, que vão competir no sábado para suceder à Suécia como vencedora desta competição, que foi seguida em 2023 por 162 milhões de telespetadores.
De acordo com a EBU, está a ser investigado "um incidente", participado àquela organização e que envolve o músico Joost Klein.
Além de "Grito", foram também escolhidos para passar à final os temas da Sérvia, Eslovénia, Ucrânia, Lituânia, Finlândia, Chipre, Croácia, Irlanda e Luxemburgo.
A cantora Iolanda, representante de Portugal na edição deste ano da Eurovisão, atua esta terça-feira à noite em Malmö (Suécia) com o apuramento para a final de sábado em vista.
A letra da música não refere de forma explícita o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro do ano passado, mas recentemente têm surgido acusações de incluir referências em inglês e em hebraico às vítimas.
Produtora do Festival Eurovisão da Canção não acedeu ao pedido da Ucrânia. Como justificação diz ser contra "manifestações políticas".
Mimicat é a representante de Portugal no concurso europeu de música. Final é transmitida no sábado, dia 13.
O evento anual que terá lugar em Liverpool, em maio de 2023, já viu desistir alguns países devido a aumento do valor de inscrição. Bulgária é o mais recente a confirmar que não vai estar.
Reino Unido garante que vai honrar o país e o povo da Ucrânia. Glasgow e Manchester já demonstraram interesse em acolher o evento.
A entidade organizadora da Eurovisão anunciou que não estão reunidas as condições de segurança para que evento se realize na Ucrânia. BBC foi convidada a ser a organizadora.
União Europeia de Radiodifusão anunciou que nenhum representante russo irá participar na edição deste ano.
"O Festival Eurovisão da Canção é um evento cultural não-político. No entanto, a EBU está preocupada com o que se passa na Ucrânia e continuará a acompanhar de perto a situação", refere a União Europeia de Radiodifusão (EBU), numa declaração enviada à emissora de rádio pública norte-americana NPR.