Secções
Entrar

Reino Unido ou paga para sair ou sofre cortes, avisa UE

10 de maio de 2017 às 21:15

Negociador da Comissão Europeia, Michel Barnier, garante querer evitar medida radical

O negociador da Comissão Europeia para o Brexit, Michel Barnier, garantiu esta quarta-feira que caso o Reino Unido não pague para sair da UE "a única opção será cortar os programas pela base", numa alusão aos projectos conjuntos já orçamentados pela organização.

Michel Barnier, que disse pretender evitar essa situação, compareceu perante a Comissão mista Congresso Senado para a União Europeia (UE), onde explicou o processo do Brexit.

O funcionário europeu defendeu uma saída "ordenada" - em Março de 2019 -, segundo o artigo 50.º da União, atendendo às futuras relações entre as duas partes. Considerou ainda tratar-se de um período "brevíssimo" para a negociação e que pretende garantir um acordo com os britânicos antes de Outubro ou Novembro de 2018.

Barnier também reconheceu que a saída do Reino Unido do espaço da União Europeia vai suscitar diversas incertezas, em particular para os 3,2 milhões de cidadãos europeus que vivem no Reino Unido e os 1,2 milhões de britânicos que permanecem nos diversos Estados-membros da UE.  "Temos de encontrar com os britânicos um acordo para manter o estatuto destas pessoas", defendeu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela