O "Reichtag moment" nos EUA
Em 1933, antes mesmo de ter sido realizada uma qualquer investigação, os nazis culparam os comunistas por esse incêndio.
Em 1933, antes mesmo de ter sido realizada uma qualquer investigação, os nazis culparam os comunistas por esse incêndio.
A primeira eleição já havia sido uma péssima notícia para o Mundo, mas com Trump II e a sua maioria de republicanos MAGA nas duas assembleias do Congresso e com uma maioria de juízes reaccionários no Supremo Tribunal Federal, a situação tornou-se verdadeiramente horripilante.
A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas de 5 de novembro exige que a UE assuma um controlo maior sobre o seu destino como já vem, timidamente, acontecendo desde a invasão da Ucrânia pela Rússia.
O ainda presidente dos EUA incitou apoiantes a marcharem até ao Capitólio durante a votação que iria certificar a vitória de Biden nas eleições. Cinco pessoas morreram durante a invasão em Washington D.C.
Biden foi declarado o 46.º presidente dos EUA este sábado e no seu discurso voltou a falar da necessidade de união no país. "Quero ser um presidente que não divide, mas que une."
O presidente dos Estados Unidos promulgou a proposta de lei aprovada no Congresso que apoia Hong Kong nas suas pretensões de autonomia face à China.
As bolsas dos EUA encerraram em alta, a subirem mais de 1%, animadas pelo otimismo reinante em duas frentes: a evolução das negociações comerciais entre os EUA e a China e a tentativa de fechar um financiamento federal que impeça uma nova paralisação dos serviços públicos do país a partir de sábado.
O acordo preliminar alcançado não inclui os 5,7 mil milhões de dólares que o presidente norte-americano está a pedir para a construção de um muro na fronteira com o México.
Nos EUA, as atenções estão postas nas negociações entre congressistas que visam tentar impedir uma nova paralisação dos serviços públicos do país a partir de sexta-feira.
As bolsas dos EUA fecharam em baixa, penalizadas sobretudo pelos receios em torno das conversações comerciais EUA-China. Novos sinais menos apaziguadores deixaram os investidores ansiosos.
As bolsas dos EUA fecharam em alta, animadas sobretudo pelo boa performance do setor tecnológico, o que compensou as perdas dos títulos financeiros.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou esta sexta-feira que poderá declarar estado de emergência nacional para conseguir os fundos necessários para construir o muro ao longo de toda a fronteira com o México. Já no início do ano tinha feito essa ameaça.
As bolsas norte-americanas encerraram em baixa, com exceção do Dow Jones, pressionadas pelas tecnológicas em dia de apresentação de contas da Apple.
As bolsas norte-americanas encerraram em baixa, penalizadas sobretudo pela revisão em baixa dos resultados de algumas empresas de peso, como a Caterpillar e a Nvidia. Também a ameaça de um novo "shutdown" pressionou a negociação.
A economia norte-americana deverá ter perdido três mil milhões de dólares com o "shutdown" parcial de 35 dias, segundo projeções oficiais.
A paralisação parcial dos serviços federais norte-americanos está a ter um impacto extremamente negativo nas contas do país. Mas não só. Há turistas a fazerem a sua viagem de sonho e que se deparam com os museus encerrados. Há funcionários em casa e outros a trabalharem sem receber, como os membros da Fed ou do exército.