Secções
Entrar

Reino Unido admite envio de forças para a Ucrânia em caso de tréguas

Lusa 19 de agosto de 2025 às 16:04

Os países da "Coligação dos Voluntários" vão trabalhar com os EUA sobre as garantias de segurança para a Ucrânia.

O executivo britânico disse esta terça-feira que os países da "Coligação dos Voluntários" vão trabalhar com os Estados Unidos sobre as garantias de segurança para a Ucrânia.
Reino Unido pondera envio de forças para a Ucrânia após tréguas AP Photo/Jacquelyn Martin
Londres vai também preparar o eventual envio de uma força em caso de cessar-fogo, indicou. O governo britânico acrescentou que o chefe do Estado-Maior da Defesa do Reino Unido, almirante Tony Radakin, vai deslocar-se a Washington para representar Londres, no âmbito "do trabalho sobre garantias de segurança" para a Ucrânia. A "Coligação dos Voluntários" foi constituída pelo Reino Unido e pela França, depois da Cimeira de Londres, realizada a 02 de março.   Um porta-voz do governo britânico anunciou os planos no final da reunião dos representantes da coligação, presidida pelo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e pelo presidente francês, Emmanuel Macron. O anúncio ocorreu um dia depois da reunião em Washington com os chefes de Estado norte-americano, Donald Trump, e ucraniano, Volodymyr Zelensky. De acordo com um porta-voz do executivo de Londres, Starmer disse que as equipas de planeamento da coligação vão reunir-se com os homólogos norte-americanos "nos próximos dias". O objetivo da reunião é reforçar os planos para fornecer garantias de segurança e preparar o envio de uma força de paz para a Ucrânia, caso cessem as hostilidades. Os líderes, disse a mesma fonte, discutiram a forma de exercer mais pressão, incluindo sanções, sobre o Presidente russo, Vladimir Putin. Na reunião de segunda-feira em Washington, os líderes discutiram formas de avançar para um acordo para pôr fim à guerra e também a possibilidade de realizar uma reunião entre Zelensky e Putin.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela