Secções
Entrar

Putin afirma que maior parte dos mercenários do grupo Wagner são "patriotas"

Diogo Barreto 26 de junho de 2023 às 20:22

"Eles queriam levar a cabo um ato fratricida, tal como desejam os nazis de Kiev e o Ocidente", disse Putin sobre as movimentações de Prigozhin.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou esta segunda-feira que a tentativa de golpe por parte do grupo Wagner foi uma "jogada perigosa" e que beneficiaria os adversários da Rússia.

Kremlin.ru/Handout via REUTERS

"Eles queriam levar a cabo um ato fratricida, tal como desejam osnazisde Kiev e o Ocidente", disse Putin numa conferência de imprensa curta, em que agradeceu aos soldados que impediram um "massacre". Numa declaração de cerca de quatro minutos, a primeira desde a conclusão da "marcha sobre Moscovo" da Wagner no sábado, Putin referiu que durante a rebelião armada deu a ordens "para que fosse evitado derramamento de sangue".

Num discurso gravado, Putin desvalorizou os efeitos da "tentativa de criar um caos interno", explicando que a sociedade civil russa se mostrou "responsável". "O levantamento militar seria de qualquer forma esmagado", acrescentou.

Putin afirmou ainda que "toda a chantagem […] está fadada ao fracasso" e acusou a Ucrânia e o Ocidente de quererem "que os russos se matassem uns aos outros", num "desfecho fratricida".

O Presidente da Rússia agradeceu também aos russos pelo seu "patriotismo" e unidade.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela