Secções
Entrar

Grupo Wagner confirma morte de Prigozhin

Ana Bela Ferreira 23 de agosto de 2023 às 18:18

Líder do grupo Wagner estava na aeronave privada que caiu, matando os 10 ocupantes.

O líder do grupo Wagner está entre as vítimas da queda de um avião, esta quarta-feira, perto de Moscovo. Segundo a Aviação Civil russa, Yevgeny Prigozhin constava da lista de passageiros e, horas mais tarde, um grupo de Telegram ligado ao grupo de mercenários confirmou a morte do seu líder.

Concord/Handout via REUTER

O avião despenhou-se na região de Tver. Segundo a agência de notícias russa TASS, que cita o Ministério da Proteção Civil o "avião Embraer estava a voar de Sheremetyevo para São Petersburgo. Havia três pilotos e sete passageiros a bordo. Todos morreram".

"O líder do Grupo Wagner, um Herói da Rússia, um verdadeiro patriota desta Pátria - Yevgeny Viktorovich Prigozhin morreu na sequência de ações de traidores da Rússia", refere umpostno canal Grey Zone. "Mas mesmo no Inferno, ele vai ser o melhor! Glória à Rússia!".

Os serviços de emergência indicaram à TASS que oito dos corpos já tinham sido recuperados. O avião terá ficado completamente carbonizado, depois de ter feito um voo de menos de meia hora.

Mesmo antes da confirmação oficial da queda do avião e do nome de Prigozhin constar da lista de passageiros, já este canal de Telegram tinha publicado a indicação de que o avião tinha sido abatido pelas defesas aéreas russas, referia a BBC. Na mensagem dizia-se que a população ouviu duas explosões antes do avião se despenhar e viu dois rastos de fumo no ar.

Yevgeny Prigozhin, de 62 anos, era o líder do grupo paramilitar Wagner, que em junho liderou uma rebelião armadaonde pedia a demissão do ministro da Defesa e do Chefe de Estado Maior do Exército russo, a quem culpava pela falta de apoio e comando na Ucrânia. A rebelião acabaria por ser travada e Prigozhin afastado da frente de combate, tendo-lhe sido dado asilo na Bielorrússia.

Antes deste incidente, era um dos homens mais próximos do presidente russo, sendo mesmo conhecido como'o cozinheiro de Putin'.

Notícia atualizada às 21h04 com a confirmação da morte de Prigozhin.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela