Secções
Entrar

Preparativos para o Brexit custaram ao Reino Unido 5,05 mil milhões de euros

06 de março de 2020 às 13:05

A despesa inclui 1,9 mil milhões de libras em pessoal, 288 milhões em consultoria e 1,5 mil milhões em novos sistemas e infraestruturas.

Os preparativos para asaída do Reino Unido da União Europeiacustaram ao Governo britânico 4,4 mil milhões de libras (5,05 mil milhões de euros), anunciou hoje o organismo de supervisão de contas públicas.

Esta verba corresponde a dois terços do orçamento para os preparativos para o 'Brexit' e foi gasta entre junho de 2016, quando se realizou o referendo, e o final de janeiro de 2020, quando o país saiu da UE, segundo o Serviço Nacional de Auditoria (National Audit Office, NAO).

Segundo o supervisor, a despesa inclui 1,9 mil milhões de libras em pessoal, 288 milhões em consultoria e 1,5 mil milhões em novos sistemas e infraestruturas.

No auge dos preparativos, em outubro de 2019, cerca de 22.000 pessoas trabalhavam na preparação do 'Brexit', na perspetiva de uma eventual saída sem acordo ("no deal").

"Nos seus preparativos para a saída da UE, os departamentos governamentais planearam múltiplas questões potenciais, com um calendário instável e num contexto de incerteza", afirmou o presidente do NAO, Gareth Davies.

O supervisor frisa no estudo que os números apresentados representam um "nível mínimo de despesa estimada" devido a "limitações" nas informações fornecidas pelos departamentos governamentais.

O Reino Unido tornou-se a 31 de janeiro o primeiro país a sair da União Europeia, depois de 47 anos como membro do projeto europeu.

Um estudo de economistas da Bloomberg divulgado em fevereiro estimava que o 'Brexit' custará ao Reino Unido, até ao fim deste ano, 200 mil milhões de libras (229,7 mil milhões de euros) de crescimento económico perdido.

Segundo o estudo, a incerteza que o 'Brexit' criou nas empresas fez com que o crescimento económico do Reino Unido ficasse para trás em relação às outras grandes economias mundiais.

Dito de outra maneira, o Reino Unido podia ter crescido mais 3% desde o referendo de junho de 2016.

Ainda segundo a Bloomberg, o valor de 200 mil milhões de libras muito próximo do total de contribuições financeiras do Reino Unido para a UE em 47 anos de participação no projeto europeu, as quais, segundo dados da Câmara dos Comuns, se elevaram a 215 mil milhões de libras.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela