Secções
Entrar

Polónia, as eleições seguidas de perto pelos EUA e UE

Leonor Riso 15 de outubro de 2023 às 15:48

Os dois principais candidatos à vitória são o antigo presidente do Conselho Europeu Donald Tusk e Jaroslaw Kaczynski, líder do partido no poder.

Este domingo, 15, ocorrem as eleições legislativas na Polónia que tanto Washington como a União Europeia estão a acompanhar com expetativa. Os nacionalistas do Lei e Justiça (PiS) procuram o terceiro mandato, mas a oposição alerta que pode levar à saída da União Europeia (UE). 

REUTERS/Kacper Pempel

Serão escolhidos os representantes dos polacos na câmara baixa - Sejm - e na câmara alta - Senat - do parlamento polaco. 

As sondagens apontam para que o PiS, liderado por Jaroslaw Kaczynski, perca a maioria. "Esta eleição vai mostrar se a Polónia será governada por polacos, ou por Berlim ou Bruxelas", considerou o líder partidário no último comício do partido. Sob o governo do PiS, a União Europeia cortou fundos à Polónia, por não cumprir regras democráticas. O PiS avançou com uma reforma controversa do sistema judicial que põe em causa a sua independência, considera Bruxelas. 

Além disso, foi o PiS que também quase baniu a interrupção voluntária da gravidez em 2020.

Sobre a guerra na Ucrânia, tanto o PiS como o líder do principal partido da oposição - Donald Tusk, antigo presidente do Conselho Europeu - apoiam Kiev e querem continuar a prestar apoio militar e logístico. Porém, caso o PiS precise de parceiros para governar, o mais próximo é o Confederação, de extrema-direita, que quer acabar com a ajuda em larga escala de Varsóvia a Kiev e defende políticas anti-migrantes. 

Ao mesmo tempo, o Confederação pôs de parte tal aliança, devido a tensões entre os dois partidos. 

Donald Tusk, líder do Coligação cívica, é o principal adversário, cujo último evento foi também na sexta-feira, 13. "Precisamos de mudanças se se preocupem com valores fundamentais como a confiança, responsabilidade, tolerância à vida pública de novo", defendeu Rafal Trzaskowski, presidente da camara de Varsóvia e alto dirigente do partido.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela