Secções
Entrar

Pelo menos cinco mortos nas estradas em França devido aos nevões

Lusa 06 de janeiro de 2026 às 10:42

Os fortes e atípicos nevões provocaram perturbações significativas na rede rodoviária e ferroviária.

Pelo menos cinco pessoas morreram nas estradas em França devido aos fortes nevões e gelo, que também causaram perturbações significativas em todo o país, declararam hoje as autoridades francesas.
Nevões em França provocam mortes e afetam a circulação nas estradas AP
Três pessoas morreram em dois acidentes provocados pelo gelo nas estradas no sudoeste de França e um motorista morreu após cair no rio Marne, na região de Paris. Estes acidentes ocorreram após a morte, na segunda-feira, de um condutor de uma carrinha numa colisão com um camião, também na região de Paris. "O evento meteorológico foi um pouco subestimado pela Météo-France [serviço nacional de meteorologia]. O plano de resposta teve de ser revisto", particularmente na região da capital francesa, disse o Ministro dos Transportes, Philippe Tabarot. Tabarot considerou, no entanto, que a noite passada "correu relativamente bem" na região de Paris, onde foram tomadas medidas como a aplicação antecipada de areia nas estradas, para que as pessoas pudessem regressar à casa e evitar "condutores presos" nos seus veículos, como aconteceu em 2018. Os fortes e atípicos nevões provocaram perturbações significativas na rede rodoviária e ferroviária. Ao todo, 26 departamentos no oeste de França estavam sob alerta laranja para neve e gelo, emitido pela Météo-France. O alerta foi levantado às 10:00, no horário local (09:00 em Lisboa). "As temperaturas estão muito baixas, entre os -3º e os -8º Celsius, podendo chegar abaixo dos -10°C", o que provocou a formação de gelo, indicou o serviço meteorológico francês. "Parece uma pista de patinagem", disse Christophe Canut, um cuidador de 43 anos, à agência de notícias AFP, que ficou preso desde o início da manhã na autoestrada A63, entre Capbreton e Saint-Geours-de-Maremne, no sudoeste de França. Na quarta-feira, haverá "neve e chuva para grande parte do norte de França", segundo a Météo-France, sublinhando que possivelmente haverá um aumento do nível de alerta meteorológico. O transporte escolar foi suspenso hoje em várias regiões, incluindo a Bretanha (oeste), que não está habituada a tais condições meteorológicas, bem como em Vendée (oeste), onde a queda de neve também é excecional. A companhia ferroviária nacional (SNCF) reportou interrupções no serviço em várias linhas no oeste de França na manhã de hoje devido à neve, bem como restrições de velocidade em certos troços das linhas de comboio de alta velocidade (TGV). Em Paris, a situação já estava a melhorar na manhã de hoje. Cerca de trinta linhas de autocarros foram restabelecidas depois de terem sido interrompidas na segunda-feira devido à queda de neve na capital.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima