Secções
Entrar

O que se sabe sobre o avião que se despenhou e que transportava sete portugueses

Diogo Barreto 12 de junho de 2025 às 20:51

Pelo menos 268 pessoas morreram na sequência do desastre na Índia. Das 242 pessoas que seguiam no avião apenas um passageiro sobreviveu.

Pelo menos 268 pessoas morreram na sequência da queda de um Boeing 787 Ahmedabad, no noroeste da Índia, minutos após descolar com destino a Londres. A bordo seguiam 242 pessoas, tendo sobrevivido uma, e 27 pessosas morreram nos edifícios em que o avião embateu antes de se incendiar.

AP Photo/Ajit Solanki

As equipas de resgate indianas, acompanhadas por cães de busca, continuaram a vasculhar os escombros fumegantes em busca de corpos, mesmo depois de ter caído a noite. Antes disso, os bombeiros estiveram a extinguir as chamas do que resta do Boeing, que colidiu com edifícios em terra à hora do almoço, entre o hospital público da cidade e o bairro de Ghoda Camp, com os tanques carregados com 125.000 litros de combustível.

As autoridades chegaram a dizer que tinham morrido cerca de 290 pessoas no incidente, mas acabaram por rever em baixa o número de mortes. 

A comunicação social indiana divulgou amplamente que o sobrevivente ocupava o lugar 11A, depois de vídeos divulgados nas redes sociais mostrarem um homem com uma t-shirt ensanguentada, a coxear, mas capaz de caminhar até uma ambulância. Ele apresentou um cartão de embarque em nome de Vishwash Kumar Ramesh, de 40 anos e nacionalidade britânica. A televisão pública britânica BBC falou com um primo do sobrevivente, na cidade de Leicester, Ajay Valgi, que relatou que Ramesh tinha contactado a família para garantir que estava bem.

"O nosso escritório fica mesmo ao lado do local onde o avião caiu. Vimos pessoas a saltar do 2.º e do 3.º andares. O avião estava em chamas", descreveu um trabalhador, que não quis ser identificado.

De acordo com a aviação civil, o voo 171 da Air India transportava 230 passageiros — 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadiano — e 12 tripulantes. O avião tinha capacidade para transportar quase 300 passageiros.

Segundo Emídio Sousa, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, os portugueses que morreram no acidente estariam a residir em Inglaterra. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela