Secções
Entrar

O que esperar do debate entre J.D. Vance e Tim Walz?

Diogo Barreto 01 de outubro de 2024 às 07:00

O debate entre candidatos a vice-presidente dos Estados Unidos acontece esta madrugada. Em destaque estarão temas como a imigração, economia e aborto.

O debate desta madrugada (às 02h, hora de Portugal Continental) entre os candidatos a vice-presidente nos EUA, Tim Walz e J.D. Vance, promete ser quase tão quente quanto o que pôs frente a frenteKamala Harris e Donald Trump. O governador do Minnesota e o senador do Ohio encontram-se no único debate vice-presidencial da campanha eleitoral quando democratas e republicanos estão empatados nas sondagens, havendo umas que dão uma ligeira vantagem a um dos lados e outras que declaram uma vitória curta para o outro. 

Em destaque estarão temas como a imigração, economia e aborto. É esperado que Walz tente reforçar a mensagem passada por Harris no debate contra Trump, aliciando a classe média e pintando os adversários como extremistas. O debate terá uma duração de 90 minutos e os candidatos não vão poder conferenciar com a sua equipa, refere o The New York Times. A moderação vai estar a cargo de Norah O’Donnel e Margaret Brennan.

A transmissão cabe ao canal CBS que já informou que, ao contrário do que aconteceu no debate entre candidatos a presidente, os microfones estarão ligados o debate inteiro, mas as moderadoras podem pedir que um microfone seja desligado se for excedido os dois minutos de resposta. Quem irá começar a responder será o democrata, cabendo a J.D. Vance as alegações finais. O debate tem lugar nos estúdios da CBS em Nova Iorque e terá início às 21h, hora local. 

Haverá ainda certamente espaço para abordar a teoria da conspiração espalhada por J.D. Vance de que existem migrantes do Haiti a comer animais de estimação em Springfield.

Nenhum dos dois candidatos a vice tem granjeado muita atenção. Vance tem-se limitado a reforçar as mensagens de Donald Trump e a insistir na teoria dos migrantes haitianos, enquanto Walz se mantém na sombra de Kamala Harris.

O debate vice-presidencial acontece a cinco semanas das eleições e numa altura em que as sondagens mostram diferenças mínimas entre os dois partidos. Embora a candidata democrata mantenha uma vantagem a nível nacional, os números nos estados críticos são tão próximos que é difícil prever quem tem maiores hipóteses de vencer o colégio eleitoral. 

A sondagem da Sienna College para o jornal New York Times divulgada este domingo afirma que o candidato democrata é visto de forma mais favorável na região do Midwest, de onde Vance é nativo. Ambos os parceiros de corrida têm ligações a esta região.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela