Secções
Entrar

O que aconteceu antes do avião da Azerbaijan Airlines se despenhar?

Gabriela Ângelo 27 de dezembro de 2024 às 18:06

Passageiros e um tripulante descrevem que ouviram estrondos antes da aeronave se despenhar perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão.

O voo J2-8243 despenhou-se na quarta-feira depois de se ter desviado de uma zona no sul da Rússia onde Moscovo tem utilizado repetidamente sistemas de defesa aérea contra drones de ataque ucranianos. A catástrofe resultou na morte de 38 pessoas e 29 feridos.

REUTERS/Aziz Karimov

Dois passageiros e um membro da tripulação do avião da Azerbaijan Airlines descreveram à Reuters que ouviram pelo menos um forte estrondo quando o avião se aproximava do seu destino original, Grozny, no sul da Rússia. As histórias dos passageiros dão algumas pistas sobre o que pode ter acontecido e o que estará na origem da catástrofe.

"Depois do estrondo... pensei que o avião se ia desmoronar", disse Subhonkul Rakhimov, um dos passageiros, a partir do hospital. Acrescentando que começou a recitar orações e a preparar-se para o fim depois de ouvir o barulho.

Outra passageira do avião disse à Reuters que também ouviu um forte estrondo. "Fiquei muito assustada", recordou Vafa Shabanova, acrescentando que houve ainda um segundo estrondo. Um comissário de bordo disse-lhe então para ir para a parte de trás do avião.

Ambos os passageiros afirmaram que, após o estrondo, parecia haver um problema com os níveis de oxigénio na cabine. O assistente de bordo Zulfugar Asadov indicou que a aterragem foi recusada em Grozny devido ao nevoeiro, pelo que o piloto fez o avião dar meia volta, altura em que se ouviram estrondos no exterior da aeronave. "O piloto tinha acabado de levantar o avião quando ouvi um estrondo na asa esquerda. Houve três estrondos", disse.

"O comandante disse que tinha sido aconselhado a amarar o avião, mas decidiu seguir a rota para Aktau e aterrar em terra", disse Asadov. "Avisou que a aterragem seria difícil e pediu-nos para estarmos prontos e prepararmos os passageiros."

A Azerbaijan Airlines suspendeu uma série de voos para cidades russas esta sexta-feira e disse que considerava que o acidente tinha sido causado pelo que designou de uma "interferência externa física e técnica". 

Imagens filmadas por passageiros do avião antes da catástrofe mostravam máscaras de oxigénio e pessoas com coletes salva-vidas. Mais tarde, as imagens mostram passageiros ensanguentados e feridos a sair do avião.

A aeronave Embraer EMBR3.SA tinha voado de Baku, a capital do Azerbaijão, para Grozny, na região da Chechénia, no sul da Rússia, antes de se desviar centenas de quilómetros para o lado oposto do Mar Cáspio.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela