O que aconteceu antes do avião da Azerbaijan Airlines se despenhar?
Passageiros e um tripulante descrevem que ouviram estrondos antes da aeronave se despenhar perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão.
O voo J2-8243 despenhou-se na quarta-feira depois de se ter desviado de uma zona no sul da Rússia onde Moscovo tem utilizado repetidamente sistemas de defesa aérea contra drones de ataque ucranianos. A catástrofe resultou na morte de 38 pessoas e 29 feridos.
Dois passageiros e um membro da tripulação do avião da Azerbaijan Airlines descreveram à Reuters que ouviram pelo menos um forte estrondo quando o avião se aproximava do seu destino original, Grozny, no sul da Rússia. As histórias dos passageiros dão algumas pistas sobre o que pode ter acontecido e o que estará na origem da catástrofe.
"Depois do estrondo... pensei que o avião se ia desmoronar", disse Subhonkul Rakhimov, um dos passageiros, a partir do hospital. Acrescentando que começou a recitar orações e a preparar-se para o fim depois de ouvir o barulho.
Outra passageira do avião disse à Reuters que também ouviu um forte estrondo. "Fiquei muito assustada", recordou Vafa Shabanova, acrescentando que houve ainda um segundo estrondo. Um comissário de bordo disse-lhe então para ir para a parte de trás do avião.
Ambos os passageiros afirmaram que, após o estrondo, parecia haver um problema com os níveis de oxigénio na cabine. O assistente de bordo Zulfugar Asadov indicou que a aterragem foi recusada em Grozny devido ao nevoeiro, pelo que o piloto fez o avião dar meia volta, altura em que se ouviram estrondos no exterior da aeronave. "O piloto tinha acabado de levantar o avião quando ouvi um estrondo na asa esquerda. Houve três estrondos", disse.
"O comandante disse que tinha sido aconselhado a amarar o avião, mas decidiu seguir a rota para Aktau e aterrar em terra", disse Asadov. "Avisou que a aterragem seria difícil e pediu-nos para estarmos prontos e prepararmos os passageiros."
A Azerbaijan Airlines suspendeu uma série de voos para cidades russas esta sexta-feira e disse que considerava que o acidente tinha sido causado pelo que designou de uma "interferência externa física e técnica".
Imagens filmadas por passageiros do avião antes da catástrofe mostravam máscaras de oxigénio e pessoas com coletes salva-vidas. Mais tarde, as imagens mostram passageiros ensanguentados e feridos a sair do avião.
A aeronave Embraer EMBR3.SA tinha voado de Baku, a capital do Azerbaijão, para Grozny, na região da Chechénia, no sul da Rússia, antes de se desviar centenas de quilómetros para o lado oposto do Mar Cáspio.
Edições do Dia
Boas leituras!