Secções
Entrar

Nova proposta de cessar-fogo em Gaza inclui trégua de 40 dias

Leonor Riso 29 de abril de 2024 às 14:45

Milhares de prisioneiros palestinianos podem ser trocados por reféns israelitas, revelou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico.

A proposta de cessar-fogo apresentada ao Hamas inclui uma trégua de 40 dias e a libertação de potencialmente milhares de prisioneiros palestinianos em troca da libertação de reféns israelitas, adiantou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico David Cameron.

REUTERS/Shannon Stapleton

"Espero que o Hamas aceite este acordo e francamente, toda a pressão e os olhos do mundo devem estar neles a dizer 'Aceitem este acordo'", detalhou David Cameron durante uma reunião do Fórum Económico Mundial em Riade, Arábia Saudita.

O ministro britânico considerou ainda a proposta "muito generosa".

As conversações sobre um cessar-fogo entre Israel e o Hamas estão a ser lideradas desde janeiro pelos EUA, Egito e Qatar, com outros países envolvidos.

Uma delegação do Hamas encontra-se no Cairo para discutir a proposta e a resposta de Israel à mesma. Israel já confirmou que aceita uma trégua temporária para troca de prisioneiros por reféns. Mas o Hamas afirma que só aceita um cessar-fogo permanente que acabe com a guerra e que inclua a retirada das tropas israelitas de Gaza.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela